
Novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata e, para a saúde dos nossos pets, este é um assunto muito sério, que requer toda atenção dos tutores.
Em cães especialmente, o câncer de próstata tem uma evolução muito agressiva, podendo levar a óbito rapidamente caso não tenha sido diagnosticado precocemente.
Por isso, o melhor caminho é levá-lo regularmente ao veterinário para manter check-up e exames em dia.
Com a +Pet, você proporciona o melhor Plano de Saúde para o seu pet ter todo um programa de prevenção a doenças e viver melhor.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Distrito Federal, o câncer de próstata acomete 4% dos cães com mais de 7 anos.
A doença ocorre quando há uma multiplicação anormal de células da próstata, que é uma glândula pequena, localizada perto da bexiga e produz líquidos do sêmen. Em gatos, a doença é mais rara.
“Para o cão macho, quando o assunto é evitar o câncer de próstata, o procedimento de castração não garante essa finalidade. Existem outras situações em que a castração é importante e pode ser realizada, mas ela não evita o câncer de próstata, e quando esse câncer surge nos animais já castrados, a doença pode vir até mais agressiva.”
Kamilla Póvoa, oncologista da +Pet
“O diagnóstico precoce é fundamental porque não há prevenção para o câncer de próstata nos pets. Chegou aos 6 anos, o pet precisa do exame de toque e do ultrassom anualmente.”
Kamilla Póvoa, oncologista da +Pet
Além dos exames físicos completos, do toque retal e do ultrassom abdominal, o pet ainda fará exames laboratoriais, como hemograma e testes de função hepática e renal.
Exames específicos e biópsia da próstata também podem ser necessários para o diagnóstico correto.
Na +Pet, todos os exames e procedimentos são feitos no mesmo local, o Hospital +Pet.
Os principais sintomas do câncer de próstata são: dor, urinar muitas vezes em pequenas quantidades, ter dificuldade para urinar ou defecar, mudança no formato das fezes, sangue na urina ou gotejamento de sangue no pênis, abdômen aumentado e alguns animais também podem mancar.
“Nossa missão como médico é também orientar o tutor a ficar atento a esses sintomas.”
Kamilla Póvoa, oncologista da +Pet
Outro sinal de alerta é a infecção de urina que não responde ao tratamento convencional, além de vômito, apatia e febre.
A castração poderá ser indicada caso o pet apresente a condição de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é quando a próstata fica aumentada, alteração comumente observada em cães idosos.
Logo após o procedimento, o pet é acompanhado com exame de ultrassom abdominal para que seja observada a resposta da próstata com sua diminuição de tamanho.
O tumor maligno pode exigir quimioterapia, que, dentre as opções, pode ser feita dentro do
hospital, com o gotejamento do medicamento na veia, a depender do protocolo indicado pelo oncologista.
Em alguns casos, a cirurgia também pode ser recomendada. Em alguns casos, a utilização de radioterapia pode ser indicada.
Todos os procedimentos são feitos dentro do Hospital +Pet, que possui inclusive centro cirúrgico, UTI e leitos para a quimioterapia.
Ração seca, rações medicamentosas, etc.
Por favor, informe um valor para alimentação
Coleiras, guias, caminhas, roupas, etc.
Por favor, informe um valor para acessórios
Antipulgas, vermífugos, medicamentos, etc.
Por favor, informe um valor para farmácia
Além de descontos em produtos e serviços essenciais do dia a dia, você também tem acesso a procedimentos exclusivos e benefícios que normalmente são restritos.
Confira abaixo uma simulação de procedimentos que podem fazer parte da rotina anual do seu pet.
Selecione quais deles você gostaria que seu companheiro tivesse acesso ao longo do ano!
Selecione os serviços que deseja incluir