Novembro é dedicado à prevenção do câncer de próstata e, para a saúde dos nossos pets, este é um assunto muito sério, que requer toda atenção dos tutores.
Em cães especialmente, o câncer de próstata tem uma evolução muito agressiva, podendo levar a óbito rapidamente caso não tenha sido diagnosticado precocemente.
Por isso, o melhor caminho é levá-lo regularmente ao veterinário para manter check-up e exames em dia.
Com a +Pet, você proporciona o melhor Plano de Saúde para o seu pet ter todo um programa de prevenção a doenças e viver melhor.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária do Distrito Federal, o câncer de próstata acomete 4% dos cães com mais de 7 anos.
A doença ocorre quando há uma multiplicação anormal de células da próstata, que é uma glândula pequena, localizada perto da bexiga e produz líquidos do sêmen. Em gatos, a doença é mais rara.
“Para o cão macho, quando o assunto é evitar o câncer de próstata, o procedimento de castração não garante essa finalidade. Existem outras situações em que a castração é importante e pode ser realizada, mas ela não evita o câncer de próstata, e quando esse câncer surge nos animais já castrados, a doença pode vir até mais agressiva.”
Kamilla Póvoa, oncologista da +Pet
“O diagnóstico precoce é fundamental porque não há prevenção para o câncer de próstata nos pets. Chegou aos 6 anos, o pet precisa do exame de toque e do ultrassom anualmente.”
Kamilla Póvoa, oncologista da +Pet
Além dos exames físicos completos, do toque retal e do ultrassom abdominal, o pet ainda fará exames laboratoriais, como hemograma e testes de função hepática e renal.
Exames específicos e biópsia da próstata também podem ser necessários para o diagnóstico correto.
Na +Pet, todos os exames e procedimentos são feitos no mesmo local, o Hospital +Pet.
Os principais sintomas do câncer de próstata são: dor, urinar muitas vezes em pequenas quantidades, ter dificuldade para urinar ou defecar, mudança no formato das fezes, sangue na urina ou gotejamento de sangue no pênis, abdômen aumentado e alguns animais também podem mancar.
“Nossa missão como médico é também orientar o tutor a ficar atento a esses sintomas.”
Kamilla Póvoa, oncologista da +Pet
Outro sinal de alerta é a infecção de urina que não responde ao tratamento convencional, além de vômito, apatia e febre.
A castração poderá ser indicada caso o pet apresente a condição de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que é quando a próstata fica aumentada, alteração comumente observada em cães idosos.
Logo após o procedimento, o pet é acompanhado com exame de ultrassom abdominal para que seja observada a resposta da próstata com sua diminuição de tamanho.
O tumor maligno pode exigir quimioterapia, que, dentre as opções, pode ser feita dentro do
hospital, com o gotejamento do medicamento na veia, a depender do protocolo indicado pelo oncologista.
Em alguns casos, a cirurgia também pode ser recomendada. Em alguns casos, a utilização de radioterapia pode ser indicada.
Todos os procedimentos são feitos dentro do Hospital +Pet, que possui inclusive centro cirúrgico, UTI e leitos para a quimioterapia.
Olá, seja bem vindo ao atendimento da +Pet. Vamos direcionar você para o nosso especialista em Plonos de Saúde. Digite seus dados para continuarmos.