Saúde

Janeiro Branco: atenção aos filhotes e à saúde mental dos pets

Ano Novo é um momento que costumamos vestir branco, para atrair paz e boas energias, e também é uma hora dedicada à tomada de novas resoluções de vida. Já o mês de janeiro é geralmente dedicado às férias, ao descanso e ao lazer depois de um ano cheio de trabalho e estresse.

Inspirados nestas tradições, os apaixonados por pets criaram a campanha Janeiro Branco, para a Conscientização da Saúde de Filhotes e da Saúde Mental dos Pets.

Novo integrante na família

É comum o ano começar com um novo integrante de quatro patas na família. Se essa foi a sua resolução de Ano Novo, saiba que, além de enchê-lo de amor e carinho, cuidar do bem-estar do filhote é fundamental para garantir seu desenvolvimento saudável ao longo de toda vida.

Ambiente acolhedor e confortável

A primeira dica é criar um ambiente acolhedor e confortável para ele se sentir à vontade e descansar quando quiser. Você também deve ficar atento à alimentação adequada e balanceada para filhotes, e buscar a vacinação correta, que o protegerá de diversas doenças.

Primeiro check-up no veterinário

É importante levar o pequeno pet ao médico veterinário para um primeiro check-up e manter a rotina de consultas, pois isso ajudará a identificar algum problema de saúde precocemente.
Na +Pet, você tem toda orientação sobre a saúde do seu filhote e planos de saúde com as principais vacinas que seu amigo deve tomar neste início de vida.

Hábito da higiene bucal do pet

Como acontece com humanos, a saúde bucal é fundamental para manter a saúde como um todo também dos pets. Por isso, uma recomendação é que o tutor inicie a higiene bucal do seu pet desde filhote, com a escovação regular, o que vai prevenir diversos problemas dentários e de saúde no futuro.

Brincadeiras, passeios e socialização

Outra dica é criar uma rotina de passeios e brincadeiras com o pet. Estimular o filhote com exercícios e interação com outros pets ajuda na socialização, o torna mais confiante e evita problemas de comportamento no futuro.

Saúde Mental dos pets

Como para humanos, cuidar da saúde mental e emocional de cães e gatos é tão importante quanto cuidar da saúde física. Se o seu pet está estressado ou ansioso, ele pode ter problemas de comportamento: tristeza, agressividade, falta de apetite, se lamber excessivamente, medo excessivo são alguns deles.

Amor e afeto são ótimas "vacinas"

Para prevenir problemas de saúde mental no seu pet, a demonstração de amor e afeto é uma ótima vacina. A negligência e a violência são as principais atitudes que afetam diretamente a saúde mental do pet.

Mudanças afetam o cães e gatos

Mas também fique atento caso faça alguma viagem ou mudança de casa, porque isso pode estressar seu amigo de quatro patas. Para os pets, além da violência e da negligência, outros fatores estressantes são a mudança na rotina, a separação do tutor, a alteração da composição da família e até a falta de atenção.
Com acompanhamento regular na +Pet, o especialista poderá avaliar se é necessário e indicar terapias ou medicamentos para o problema de saúde mental do seu pet.

Rotinas para pets são essenciais

Portanto, para prevenir problemas, não economize na prevenção e no carinho, mantendo uma rotina de check-ups regulares e passeios diários, com atividades e brincadeiras estimulantes e alimentação adequada.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa Newsletter para receber os nossos conteúdos

Olá, seja bem vindo ao atendimento da +Pet. Vamos direcionar você para o nosso especialista em Plonos de Saúde. Digite seus dados para continuarmos.

1