Blog

O Guia de Sobrevivência para Pais de Cachorros Adolescentes

AdolePet ???? e agora?

Se  você trocou as fraldas por puxões na guia e as noites tranquilas por corridas pelo quintal, esse artigo é pra você! Seu filhote fofinho não é mais um bebê, ele entrou na montanha-russa da adolescência, uma época marcada por explosões de energia, desafios comportamentais e, claro, doses cavalares de amor e lealdade. Mas calma lá, respirar fundo e entender o turbilhão hormonal que seu peludo está passando é essencial para domar este furacão de pelos e curtir essa fase juntos.

Adolescência Canina: Um Tornado de Patinhas e Latidos 

Cães entre 1 e 3 anos (dependendo da raça) estão no auge da puberdade canina. Imagine um adolescente humano com pernas infinitas, faro para aventuras e a habilidade de destruir chinelos com o olhar. É basicamente isso! Eles querem explorar cada canto do mundo, testar todos os limites (inclusive os da sua paciência), brincar 24/7 e, às vezes, desafiar sua autoridade com um olhar que diz: “quem manda aqui?”. É comum nessa fase o aparecimento de comportamentos como: 

  • Puxões na guia dignos de olimpíadas: A vontade de farejar cada poste e correr atrás de cada pombo é irresistível!
  • Mordidas exploratórias e latidos entusiasmados: A boca é o principal instrumento de descoberta e comunicação nessa fase. Prepare-se para móveis mordiscados e saudações sonoras a cada visitante.
  • Seletividade auditiva digna de Oscar: “Sentar”? Talvez se a recompensa for suculenta o bastante. “Venha aqui”? Só se a brincadeira lá fora for imperdível!
  • Ansiedade de separação de dar nó no peito: A ausência do tutor pode gerar latidos, choros e até mesmo escavações arqueológicas no sofá.

 

Dicas de Sobrevivência para Pais de AdolePets:

  • Exercícios físicos e mentais: Cansar o corpo e a mente do seu cachorro é a chave do sucesso! Passeios longos combinados com brincadeiras intensas de buscar a bolinha ou sessões de agility são ótimas opções para drenar essa energia inesgotável. Lembre-se, um cachorro cansado é um cachorro feliz (e um dono também!). [Imagem de um cachorro da raça Border Collie fazendo agility em uma pista]
  • Treinamento Positivo: Ensinar com recompensas como petiscos, elogios e carinho é a melhor forma de chegar ao coração (e à cabecinha) do seu adolescente peludo. Evite gritos e castigos, que só aumentam a ansiedade e a confusão do seu cão. Paciência e reforço positivo são os segredos para moldar o comportamento do seu amiguinho.
  • Rotina e Limites: Estabeleça horários fixos para alimentação, passeios e brincadeiras e seja consistente com as regras. Lembre-se, os adolescentes caninos testam limites, então seja firme e evite ceder sempre aos pedidos insistentes com aqueles olhos pidões.
  • Socialização Segura: Exponha seu cachorro a diferentes ambientes, pessoas e outros cães de forma controlada. Isso ajuda a prevenir medos, desenvolver habilidades sociais e evitar que ele se torne esquivo com os outros. Parques caninos e visitas a amigos com cachorros bem socializados são ótimas opções.
  • Mantenha a Calma e o Carinho: Por mais que o furacão de pelos esteja dando cambalhotas na sala, lembre-se que a adolescência é uma fase passageira. Mantenha a calma, seja paciente e consistente, e acima de tudo, demonstre muito amor e carinho ao seu companheiro peludo. O amor incondicional é o ingrediente secreto para superar qualquer tempestade hormonal.

Curtindo com o AdolePet:

Apesar dos momentos caóticos, a fase da adolescência também pode ser divertida, enérgica e recompensadora. Aproveite a curiosidade do seu cachorro para ensinar novos truques, explorar novos lugares juntos e fortalecer o vínculo de amizade e companheirismo. Lembre-se, esses AdolePets estão prontos para aventuras, descobertas e muitas brincadeiras. Seja parceiro e curta cada lambida, cada corrida maluca pelo parque e cada latido entusiasmado.

Lembre-se, seu AdolePet não está sendo malvado, apenas passando por uma fase natural de desenvolvimento. Com compreensão, paciência e muito amor, vocês superarão essa etapa juntos e construirão uma relação ainda mais especial.

Não deixe de compartilhar suas experiências e desafios nos comentários! Juntos podemos trocar dicas e apoiar uns aos outros nessa jornada da adolescência canina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, seja bem vindo ao atendimento da +Pet. Vamos direcionar você para o nosso especialista em Plonos de Saúde. Digite seus dados para continuarmos.

1